CARTA DE JESUS À IGREJA DE TIATIRA E PARA MIM - Apocalipse 2:18-29

CARTA DE JESUS À IGREJA DE TIATIRA E PARA MIM

Apocalipse 2:18-29:
"18 E ao anjo da igreja de Tiatira escreve: Isto diz o Filho de Deus, que tem seus olhos como chama de fogo, e os pés semelhantes ao latão reluzente: 
19 Eu conheço as tuas obras, e a tua caridade, e o teu serviço, e a tua fé, e a tua paciência, e que as tuas últimas obras são mais do que as primeiras. 
20 Mas tenho contra ti que toleras Jezabel, mulher que se diz profetisa, ensinar e enganar os meus servos, para que se prostituam e comam dos sacrifícios da idolatria. 
21 E dei-lhe tempo para que se arrependesse da sua prostituição; e não se arrependeu. 
22 Eis que a porei numa cama, e sobre os que adulteram com ela virá grande tribulação, se não se arrependerem das suas obras. 
23 E ferirei de morte a seus filhos, e todas as igrejas saberão que eu sou aquele que sonda os rins e os corações. E darei a cada um de vós segundo as vossas obras. 
24 Mas eu vos digo a vós, e aos restantes que estão em Tiatira, a todos quantos não têm esta doutrina, e não conheceram, como dizem, as profundezas de Satanás, que outra carga vos não porei. 
25 Mas o que tendes retende-o até que eu venha. 
26 E ao que vencer, e guardar até ao fim as minhas obras, eu lhe darei poder sobre as nações, 
27 E com vara de ferro as regerá: e serão quebradas como vasos de oleiro; como também recebi de meu Pai. 
28 E dar-lhe-ei a estrela da manhã. 
29 Quem tem ouvidos, ouça o que o Espírito diz às igrejas.".

*INTRODUÇÃO:*
- É a quarta carta de Jesus Cristo. 
- Tiatira significa SACRIFÍCIO CONTÍNUO, ou PERPÉTUO. Sacrifício de trabalho.

*I - CONSIDERAÇÕES PRELIMINARES:*
✅ Deus manifesta a GRAÇA ANTES DO JUÍZO.
✅ JESUS CRISTO VÊ TUDO. Não só coisa boa ou coisa ruim.
✅ Qual é o ponto principal de cada carta às sete igrejas da Ásia? *VIDAS!*

*VISÃO E MISSÃO DA PIB DA ALTA:* ALCANÇANDO E CUIDANDO DE VIDAS COM EXCELÊNCIA. 

*II - JESUS CRISTO É O FILHO UNIGÊNITO DE DEUS E É TODO-PODEROSO.*
"18 E ao anjo da igreja de Tiatira escreve: Isto diz o Filho de Deus, que tem seus olhos como chama de fogo, e os pés semelhantes ao latão reluzente:".

*III - JESUS CRISTO, NOSSO SENHOR E ÚNICO SALVADOR, NOS CONHECE DE FORMA PLENA.*
"19 Eu conheço as tuas obras, e a tua caridade, e o teu serviço, e a tua fé, e a tua paciência, e que as tuas últimas obras são mais do que as primeiras.".

➡️ Jesus Cristo conhece as nossas obras.
➡️ Jesus Cristo conhece o nosso amor.
➡️ Jesus Cristo conhece o nosso serviço. 
➡️ Jesus Cristo conhece a nossa fé. 
➡️ Jesus Cristo conhece a nossa paciência. 
➡️ Jesus Cristo sabe tudo de nós e nos conhece de forma plena. 

*IV - NÃO ACEITE E NEM TOLERES AQUILO QUE JESUS CRISTO NÃO ACEITA E NEM TOLERA.*
"20 Mas tenho contra ti que toleras Jezabel, mulher que se diz profetisa, ensinar e enganar os meus servos, para que se prostituam e comam dos sacrifícios da idolatria. 
21 E dei-lhe tempo para que se arrependesse da sua prostituição; e não se arrependeu. 
22 Eis que a porei numa cama, e sobre os que adulteram com ela virá grande tribulação, se não se arrependerem das suas obras. 
23 E ferirei de morte a seus filhos, e todas as igrejas saberão que eu sou aquele que sonda os rins e os corações. E darei a cada um de vós segundo as vossas obras.
24 Mas eu vos digo a vós, e aos restantes que estão em Tiatira, a todos quantos não têm esta doutrina, e não conheceram, como dizem, as profundezas de Satanás, que outra carga vos não porei.".

*V - RETENHA O QUE VOCÊ RECEBEU DE DEUS. NÃO REGRIDA. NÃO VOLTE ATRÁS.* 
"25 Mas o que tendes retende-o até que eu venha.".

*VI - VAI VALER A PENA. TEM GALARDÃO (PRÊMIOS/RECOMPENSAS) PARA MIM AO LADO DE DEUS.*
"26 E ao que vencer, e guardar até ao fim as minhas obras, eu lhe darei poder sobre as nações, 
27 E com vara de ferro as regerá: e serão quebradas como vasos de oleiro; como também recebi de meu Pai. 
28 E dar-lhe-ei a estrela da manhã.".

*VII - SEJA SENSÍVEL E TENHA RELACIONAMENTO COM O ESPÍRITO SANTO.*
"29 Quem tem ouvidos, ouça o que o Espírito diz às igrejas.".

*CONCLUSÃO:*
Que carta impactante para nós. Esta carta foi escrita para a igreja de Tiatira, porém, também para cada um de nós. As orientações e exortações servem para nós também. 

✅ Jesus Cristo é Poderoso e pode todas as coisas.

✅ Jesus Cristo nos conhece de forma plena. Ele sabe cada detalhe de nossas vidas.

✅ Não aceite e nem tolere aquilo que Jesus Cristo não aceite e nem tolera.

✅ Retenha o que você recebeu de Deus. A vida cristã é para cima. Não volte atrás.

✅ Vai valer a pena continuar na presença de Deus e sendo fiel e servindo a Ele. Há galardão (prêmios/recompensas) para você ao lado de Deus por toda a eternidade. 

✅ Seja sensível e tenha relacionamento com o Espírito Santo. 

Com amor e carinho em Cristo Jesus que nos salvou e nos abençoa, 

José Cícero Moreira, pastor.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SINERGIA - Vocês já ouviram falar de sinergia? Juntos buscando a Deus

Amor, unidade e companheirismo na obra de Deus - Fora o egoísmo.

REFLEXÃO SOBRE A CRIAÇÃO DA HUMANIDADE E DA DEPENDÊNCIA DA HUMANIDADE A DEUS!