JESUS CRISTO O ÚNICO SALVADOR - O NOME “JESUS”! Mateus 1:20-21

JESUS CRISTO O ÚNICO SALVADOR - O NOME “JESUS”!

Mateus 1:20-21:
"20 Enquanto ele refletia sobre isso, eis que lhe apareceu em sonho um anjo do Senhor, dizendo: — José, filho de Davi, não tenha medo de receber Maria como esposa, porque o que nela foi gerado é do Espírito Santo. 
21 Ela dará à luz um filho e você porá nele o nome de Jesus, porque ele salvará o seu povo dos pecados deles".

O nome de Jesus foi revelado pelo anjo Gabriel quando anunciou o nascimento de Jesus a José: “E lhe porás o nome de JESUS”, disse o anjo, “porque ele salvará o seu povo dos seus pecados” (Mt. 1:21).

Que riqueza de significado nesse único nome! A mensagem do anjo com respeito ao nome de Jesus significa que é Jeová quem salva. Ninguém mais pode fazê-lo! Jesus é o Salvador de Deus, não somente porque Ele veio de Deus, mas também porque é Deus somente quem salva por meio dele. O nome Jesus enfatiza a obra salvadora do nosso Senhor e único Salvador; fala do objetivo ministerial de Jesus — único Redentor de homens e mulheres. Jesus é o único caminho para o Pai (João 14.6); o “Salvador do mundo” (João 4.42; 1 João 4.14). 

Tecnicamente falando, Jesus (Iesous em grego) é o único nome de Jesus Cristo. Porém, embora haja somente um nome real para o Filho de Deus encarnado, há vários títulos. Como R. C. Sproul diz: “O próprio nome de Jesus carrega em si a ideia de Salvador. Todos os seus títulos… indicam as qualificações de Jesus para ser o Salvador dos homens”.

O nome Jesus é especial entre todos os nomes de nosso Salvador e Senhor. É o seu nome pessoal. Muitos de seus outros nomes são, na verdade, títulos, não nomes pessoais. Isso é especialmente verdadeiro de nomes como Cristo, Senhor, Filho de Deus, Filho do homem e Filho de Davi. Jesus, contudo, é o nome que foi dado a ele por seu próprio Pai e o nome pelo qual é conhecido e amado na família de Deus. É o nome acima de todos os outros nomes, pelo qual falamos com e sobre ele. 

Quando lembramos o significado do nome Jesus, percebemos quão maravilhoso é esse nome. Seu nome pessoal na família de Deus é um nome que significa “Salvador” ou “Jeová salva”. Pense nisso! Todas as vezes que falamos com ou sobre Ele estamos dizendo que Ele é e Ele somente é o Salvador, o Salvador de Deus para humanidade. 

O nome de Jesus fala também da certeza da salvação para todos aqueles que creem nele. Ele salvará o seu povo! Ele é o único Salvador certo e seguro, e isso porque ele veio de Deus e trouxe a grande salvação de Deus. 

O nome de Jesus nos lembra também que ele é o Salvador do pecado, do inferno e de uma vida eterna de sofrimento. Muitos não querem tal Salvador. Querem somente alguém que encherá seus estômagos, curará seus corpos e resolverá seus problemas atuais. Mas aqueles que pela graça conhecem a si mesmos como pecadores diante de Deus, e que oram, “Ó Deus, tem misericórdia de mim, pecador!”, como o publicado no templo, não ousando levantar seus olhos (Lucas 18:13), acham em Cristo o desejo de seus corações e a certeza que existe um caminho de escape, perdão e paz com Deus. 

Que bênção O conhecer como Jesus! Verdadeiramente “em nenhum outro há salvação, porque também debaixo do céu nenhum outro nome há, dado entre os homens, pelo qual devamos ser salvos” (Atos 4:12). Que muitos possam conhecer esse nome, não como o nome de um mero homem que viveu alguns milhares de anos atrás, mas como o nome do Filho de Deus, o Salvador deles. 

E um fato interessante: os cristãos na igreja primitiva deram testemunho de Jesus como Salvador, usando o desenho de um “peixe” ou a palavra “peixe” como sinais que os identificavam como cristãos. As letras da palavra grega para “peixe” (ichthus -  ΙΧΘΥC) formam um acrônimo (acróstico): “Jesus Cristo, Filho de Deus, Salvador”.

Que Deus te abençoe ricamente e te encha com o Espírito Santo! 

José Cícero Moreira, pastor.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SINERGIA - Vocês já ouviram falar de sinergia? Juntos buscando a Deus

Amor, unidade e companheirismo na obra de Deus - Fora o egoísmo.

REFLEXÃO SOBRE A CRIAÇÃO DA HUMANIDADE E DA DEPENDÊNCIA DA HUMANIDADE A DEUS!