MONTE SINAI (LEI) - MONTE SIÃO (GRAÇA) - JESUS CRISTO - FOGO CONSUMIDOR!

MONTE SINAI (LEI) - MONTE SIÃO (GRAÇA) - JESUS CRISTO - FOGO CONSUMIDOR!

Hebreus 12:18-29:
"18 Porque não chegastes ao monte palpável, aceso em fogo, e à escuridão, e às trevas, e à tempestade, 
19 e ao sonido da trombeta, e à voz das palavras, a qual, os que a ouviram pediram que se lhes não falasse mais; 
20 porque não podiam suportar o que se lhes mandava: Se até um animal tocar o monte, será apedrejado. 
21 E tão terrível era a visão, que Moisés disse: Estou todo assombrado e tremendo. 
22 Mas chegastes ao monte Sião, e à cidade do Deus vivo, à Jerusalém celestial, e aos muitos milhares de anjos, 
23 à universal assembleia e igreja dos primogênitos, que estão inscritos nos céus, e a Deus, o Juiz de todos, e aos espíritos dos justos aperfeiçoados; 
24 e a Jesus, o Mediador de uma nova aliança, e ao sangue da aspersão, que fala melhor do que o de Abel. 
25 Vede que não rejeiteis ao que fala; porque, se não escaparam aqueles que rejeitaram o que na terra os advertia, muito menos nós, se nos desviarmos daquele que é dos céus, 
26 a voz do qual moveu, então, a terra, mas, agora, anunciou, dizendo: Ainda uma vez comoverei, não só a terra, senão também o céu. 
27 E esta palavra: Ainda uma vez, mostra a mudança das coisas móveis, como coisas feitas, para que as imóveis permaneçam. 
28 Pelo que, tendo recebido um Reino que não pode ser abalado, retenhamos a graça, pela qual sirvamos a Deus agradavelmente com reverência e piedade; 
29 porque o nosso Deus é um fogo consumidor".

Na tipologia bíblica o monte Sinai representa a Lei (Aliança da Lei) e o Monte Sião representa a Graça (Aliança da Graça em Cristo Jesus) Gálatas 4:24-27. Este parâmetro é esclarecedor diante do contexto da passagem de Hebreus 12:18-29.

Dos versículos 18 ao 21, do capítulo 12 da epístola aos Hebreus, é tratado sobre o Monte Sinai, ou seja, é tratado sobre a Aliança da Lei. O povo de Israel e o próprio Moisés ficaram terrivelmente assustados e assombrados. Foi estabelecida uma Aliança com leis, ordenanças, parâmetros que deveria ser cumprida por todo o povo. 
No decorrer da história do povo de Israel ficou comprovado que eles não foram capazes de entender o motivo principal da Aliança da Lei. Que o ser humano é pecador e precisa de Deus para salvá-lo. Entretanto, o que mostrou-se foi o orgulho, a prepotência e a desobediência do povo. Que após várias advertências e chamados de Deus para o arrependimento e relacionamento com Ele, foram castigados diversas vezes como fruto das suas ações, tendo em vista, as cláusulas da Aliança da Lei.

Dos versículos 22 ao 28, do capítulo 12 da epístola aos Hebreus, é tratado sobre o Monte Sião, que em Cristo Jesus representa a Nova Aliança de Deus com a humanidade. O Estabelecimento da Aliança da Graça no Sangue derramado do filho amado de Deus, Jesus Cristo.
Deus, de forma linda e maravilhosa, traz vários adjetivos para qualificar a nova realidade de quem confessa a Jesus Cristo como seu único e suficiente Senhor e Salvador.
Jesus Cristo é o mediador de uma Aliança de Amor, Bondade, Misericórdia, Provisão, Cuidado, Companheirismo, Cooperação,  Serviço, Santidade, Relacionamento, Intimidade e de Vida Eterna. Estamos nesta Aliança em Cristo Jesus e fomos comissionados para levarmos esta Aliança para as vidas que Deus ama tanto. 
Viva e desfrute dos benefícios desta Nova Aliança que Deus disponibilizou e seja um instrumento do Senhor para alcançar mais e mais vidas para viverem e desfrutarem também desta Aliança. 

No versículo 12:28 está escrito: "Pelo que, tendo recebido um Reino que não pode ser abalado, retenhamos a graça, pela qual sirvamos a Deus agradavelmente com reverência e piedade". Uma orientação de que precisamos reter a graça. Não troque a graça pela lei como fizerem os Gálatas e foram advertidos tremendamente para retornarem para a graça e deixarem a lei (Gl 1:6-9 e 3:1-14). O autor de Hebreus, inspirado pelo Espírito Santo, também nós orienta para servirmos a Deus de forma agradável com reverência e piedade (temor em outras traduções). Sirva ao Senhor com o seu melhor. Sirva ao Senhor com excelência. Sirva ao Senhor com reverência e temor. Isto é agradável diante de Deus.

No versículo 12:29 encontramos uma revelação que assusta e é repetida várias vezes nos púlpitos de maneira incorreta. "29 porque o nosso Deus é um fogo consumidor". Esta declaração é oriunda de Deuteronômio 4:24 "Porque o Senhor, o Deus de vocês, é fogo consumidor, é Deus zeloso". Antes de pontuarmos algo sobre o versículo em lide. Precisamos estabelecer algo. Deus é Deus de Aliança, Princípios, Amor, Bondade, Misericórdia, Provisão, Cuidado, Companheirismo, Cooperação,  Serviço, Santidade, Relacionamento, Intimidade, Vida Eterna, Justiça e de Juízos. Quero esclarecer que Justiça de Deus é ser justificado (a) por Ele em Cristo Jesus. É ser o que Deus planejou para o ser humano. É estar sem culpa e sem acusação diante dEle. Porém, o Juízo de Deus é o castigo e ira dEle. Tanto a Aliança da Lei quanto a Aliança da Graça tem princípios que precisam ser observados. O povo do Antigo Testamento experimentou, infelizmente, o Juízo de Deus. Pois infligiram os princípios que norteavam a Lei. Com relação, a Aliança da Graça as pessoas experimentarão O FOGO CONSUMIDOR, que é o Juízo e a Ira de Deus, porque rejeitaram a Graça de Deus, não confessaram a Jesus Cristo como Senhor e Salvador e não tiveram uma vida de Comunhão, Relacionamento e Intimidade com Deus.

O FOGO CONSUMIDOR é, portanto, receber o Juízo e a Ira de Deus. Sendo bem claro. É ser lançado no lago de fogo e enxofre, que é o dano da segunda morte.

A manifestação do FOGO CONSUMIDOR DE DEUS vai acontecer após a morte (Hebreus 9:27 "E, assim como aos homens está ordenado morrerem uma só vez, vindo, depois disso, o juízo"). Como também, durante a Grande Tribulação e após o Julgamento do Trono Branco (Apocalipse 14; 15; 16 e 20:11-15).

Meus queridos irmãos, quero pedir desculpas se fui muito prolixo. Poderia ter escrito até mais kkkkk. Mas resumi bastante.
Quero externar e finalizar enfatizando o seguinte. Deus te chama para viver e desfrutar da Nova Aliança  - Aliança da Graça em  Cristo Jesus  - com todos os seus benefícios, privilégios e bênçãos. Uma Aliança de Amor, Bondade, Misericórdia, Provisão, Cuidado, Companheirismo, Cooperação,  Serviço, Santidade, Relacionamento, Intimidade e de Vida Eterna. Demonstre gratidão servindo a Deus com reverência e temor. Servindo a Deus com o seu melhor e com excelência. Viva em comunhão com Deus Pai, com Deus Filho e com Deus Espírito Santo. 

Com graça e unção, 

José Cícero Moreira, pastor.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SINERGIA - Vocês já ouviram falar de sinergia? Juntos buscando a Deus

Amor, unidade e companheirismo na obra de Deus - Fora o egoísmo.

REFLEXÃO SOBRE A CRIAÇÃO DA HUMANIDADE E DA DEPENDÊNCIA DA HUMANIDADE A DEUS!