NÃO DEEM AOS CÃES O QUE É SANTO, NEM JOGUEM AS SUAS PÉROLAS DIANTE DOS PORCOS!

 NÃO DEEM AOS CÃES O QUE É SANTO, NEM JOGUEM AS SUAS PÉROLAS DIANTE DOS PORCOS!


Mateus 7:6 "— Não deem aos cães o que é santo, nem joguem as suas pérolas diante dos porcos, para que estes não as pisem com os pés e aqueles, voltando-se, não estraçalhem vocês".


Somos, como cristãos comissionados pelo nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo a compartilhar, ensinar e pregar o evangelho. Mas Jesus no ensinou no texto acima algo muito importante sobre a dinâmica com relação a pessoas que são resistentes, antagônicas, ignorantes e não querem ser ministrados.

O versículo de Mateus 7:6 é melhor compreendido se o lermos junto com Provérbio 9.8 que diz: “Não repreenda o zombador, caso contrário ele o odiará; repreenda o sábio, e ele o amará”; e também com Tito 3.10-11: “Ao homem faccioso, depois da primeira e segunda admoestação, evita-o, sabendo que esse tal está pervertido, e vive pecando, e já por si mesmo está condenado”.

Ou seja, não adianta continuar explicando quando o outro está terrivelmente decidido a não entender.

Jesus nos ensina que há pessoas que simplesmente não apreciam o valor das coisas espirituais e nem as querem. Jesus disse que não se deve forçar o evangelho sobre tais pessoas. Por mais que queiramos guiar uma pessoa ao Senhor, não podemos obrigar ninguém a obedecer a Deus. Jesus usou uma linguagem mais clara para falar do mesmo assunto quando enviou os apóstolos para pregar: “Se alguém não vos receber, nem ouvir as vossas palavras, ao sairdes daquela casa ou daquela cidade, sacudi o pó dos vossos pés” (Mateus 10:14).

Hoje em dia, precisamos fazer a mesma coisa quando ensinamos, pregamos e compartilhamos o evangelho. Para aqueles que estão famintos e sedentos de Deus, devemos dar todas as oportunidades para aprenderem a vontade de Deus. Mas aqueles que já mostraram sua falta de interesse nas coisas espirituais e são ignorantes e rejeitam de forma deliberada não devem e não podem ser forçados a obedecer. 

Por essas pessoas nós temos que orar e pedir a Deus que os convençam do pecado, da justiça e do juízo para que estejam suscetíveis à ministração do evangelho. 


Um abração e que Deus continue te abençoando! 


José Cícero Moreira, pastor.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SINERGIA - Vocês já ouviram falar de sinergia? Juntos buscando a Deus

Amor, unidade e companheirismo na obra de Deus - Fora o egoísmo.

REFLEXÃO SOBRE A CRIAÇÃO DA HUMANIDADE E DA DEPENDÊNCIA DA HUMANIDADE A DEUS!