JUSTIÇA DE DEUS - 2 Coríntios 5:21

JUSTIÇA DE DEUS!

Aquele que não conheceu pecado, Deus o fez pecado por nós, para que, nele, fôssemos feitos justiça de Deus. 
(2 Coríntios 5:21).

“20 Porque ninguém será justificado diante de Deus por obras da lei, pois pela lei vem o pleno conhecimento do pecado.
21 Mas, agora, sem lei, a justiça de Deus se manifestou, sendo testemunhada pela Lei e pelos Profetas.
22 É a justiça de Deus mediante a fé em Jesus Cristo, para todos e sobre todos os que creem. Porque não há distinção,
23 pois todos pecaram e carecem da glória de Deus,
24 sendo justificados gratuitamente, por sua graça, mediante a redenção que há em Cristo Jesus,
25 a quem Deus apresentou como propiciação, no seu sangue, mediante a fé. Deus fez isso para manifestar a sua justiça, por ter ele, na sua tolerância, deixado impunes os pecados anteriormente cometidos,
26 tendo em vista a manifestação da sua justiça no tempo presente, a fim de que o próprio Deus seja justo e o justificador daquele que tem fé em Jesus.” (Romanos 3:20-26).

“Pois também Cristo morreu, uma única vez, pelos pecados, o justo pelos injustos, para conduzir-vos a Deus; morto, sim, na carne, mas vivificado no espírito,” (1 Pe 3:18).

*Deus é justo. Ele mesmo nos declara justos e nos faz justos em Jesus Cristo.*

*I. O que é Justiça de Deus* (diferença entre Justiça de Deus e Juízos de Deus)?
Não há outra palavra na Bíblia, ou na teologia, que é menos entendida e apreciada do que esta palavra. No decorrer da história a expressão “Justiça de Deus” causou medo e pavor nos seus ouvintes. Confundem Justiça de Deus com os Juízos de Deus. Juízos de Deus é algo previsto na Bíblia e que trará sobre o mundo a ira de Deus.

*Mas o que é JUSTIÇA DE DEUS?*
1 – Justiça de Deus é o pagamento de toda a dívida que tínhamos com Deus.
2 - Justiça de Deus é a capacidade de ficar na presença do Pai sem senso de culpa, medo ou inferioridade.
3 - Justiça de Deus é um ato de amor e graça dEle pra nós em Cristo Jesus.
4 - Justiça de Deus é a restauração ao homem de tudo o que ele perdeu na queda.
5 – Justiça de Deus é um novo relacionamento como um (a) filho (a) com todos os seus privilégios.
5 - Justiça de Deus é a natureza do Pai concedida a nós.
6 - Justiça de Deus é a derrota do diabo e demônios e de suas acusações, mentiras e enganos.
7 - Justiça de Deus é a nossa vitória, amizade e comunhão com Deus.

*II. Consequências de não sabermos, biblicamente, nada sobre a Justiça de Deus.*
1. Senso de Indignidade ativo em nós: O senso de indignidade destrói a fé, rouba a paz de nossas mentes, faz sem efeito a mais séria e zelosa vida de oração.
2. Amizade e comunhão com Deus fracas e superficiais: Isso rouba de nós toda a amizade e comunhão com o Pai.
3. Valorização do que éramos antes de termos Jesus Cristo como Salvador e Senhor de nossas vidas, do que somos agora.
4. Fé debilitada e vacilante.

*III. Na cruz Jesus se fez:*

*1- Pecado*
“Aquele que não conheceu pecado, Deus o fez pecado por nós, para que, nele, fôssemos feitos justiça de Deus.” (2 Coríntios 5:21).

*2- Doença*
“carregando ele mesmo, em seu corpo, sobre o madeiro, os nossos pecados, para que nós, mortos para os pecados, vivamos para a justiça. Pelas feridas dele vocês foram sarados.” (1 Pedro 2:24).

“Certamente ele tomou sobre si as nossas enfermidades e as nossas dores levou sobre si; e nós o considerávamos como aflito, ferido de Deus e oprimido.
Mas ele foi traspassado por causa das nossas transgressões e esmagado por causa das nossas iniquidades; o castigo que nos traz a paz estava sobre ele, e pelas suas feridas fomos sarados.”
Isaías 53:4,5

*3- Maldição*
“Cristo nos resgatou da maldição da lei, fazendo-se ele próprio maldição em nosso lugar — porque está escrito: “Maldito todo aquele que for pendurado em madeiro” —,
para que a bênção de Abraão chegasse aos gentios, em Cristo Jesus, a fim de que recebêssemos, pela fé, o Espírito prometido.” (Gálatas 3:13,14).

*4- Pobre*
“Pois vocês conhecem a graça do nosso Senhor Jesus Cristo, que, sendo rico, se fez pobre por amor de vocês, para que, por meio da pobreza dele, vocês se tornassem ricos.” (2 Coríntios 8:9).

*5 – Solitário*
Deus não comunga com o pecado, daí que no momento em que Jesus foi feito pecado por Deus, Ele experimentou morte espiritual, que é a ausência da comunhão com o Pai, por participar da própria natureza do diabo que é o pecado.
“Por volta de três horas da tarde, Jesus clamou em alta voz, dizendo: — Eli, Eli, lemá sabactani? — Isso quer dizer: “Deus meu, Deus meu, por que me desamparaste?” (Mateus 27:46).

*IV. JESUS SOFREU POR NÓS E EM NOSSO LUGAR*
O sofrimento de Jesus é decorrente do julgamento que ele recebeu em nosso lugar, morte espiritual como salário, e tal sofrimento não envolve apenas sofrimento físico mas também espiritual. Pois Ele não provou a morte física sem ter provado a morte espiritual.

“Vemos, porém, aquele que, por um pouco, foi feito menor do que os anjos, Jesus, que, por causa do sofrimento da morte, foi coroado de glória e de honra, para que, pela graça de Deus, provasse a morte por todos.
Porque convinha que Deus, por causa de quem e por meio de quem todas as coisas existem, conduzindo muitos filhos à glória, aperfeiçoasse, por meio de sofrimentos, o Autor da salvação deles.
Pois, tanto o que santifica como os que são santificados, todos vêm de um só. É por isso que Jesus não se envergonha de chamá-los de irmãos,” (Hebreus 2:9-11).

“a este, conforme o plano determinado e a presciência de Deus, vocês mataram, crucificando-o por meio de homens maus.
Porém Deus o ressuscitou, livrando-o da agonia da morte, porque não era possível que fosse retido por ela.” (Atos 2:23,24).

*V. JESUS PAGOU TODA A NOSSA DÍVIDA COM DEUS*
Legalmente, Jesus quitou a dívida de todos os pecadores para com Deus, a fim de os reconciliar com o Pai. Nesta ocasião, Deus fez uma troca através do sacrifício de Jesus, e tomou a justiça e retidão do Senhor Jesus que não conheceu pecado, e no-las imputou.
A partir de então, tendo já consumado o plano de redenção e salvação do homem, Deus nada mais faz neste sentido. Agora é o pecador que tem que fazer algo: arrepender-se e crer no evangelho, na obra que Cristo fez em seu favor e no que agora lhe pertence.

*"Em Adão recebemos uma sentença de morte. Mas EM JESUS, o último Adão, recebemos a absolvição."*

*VI. MENTIRAS E ENGANOS DO DIABO*
O diabo tem dito que os filhos de Deus são miseráveis pecadores, que não são nada, que são apenas criaturas indignas. Quando satanás diz isso, ele está afrontando o próprio Deus, porque assim como Deus é, somos aqui neste mundo.
“Nisto o amor é aperfeiçoado em nós, para que, no Dia do Juízo, mantenhamos confiança; pois, assim como ele é, também nós somos neste mundo.” (1 João 4:17).

*CONCLUSÃO:*
- Na cruz Jesus se fez pecado, doente, maldito, pobre e solitário para que em Deus sejamos Justiça, Santos, Sarados (curados), benditos, abençoados, ricos e partes da família de Deus.
- Em Cristo, já fomos feitos Justiça de Deus. Cristo assumiu o meu lugar de pecador para me fazer a Sua justiça. Mesmo que você não aceite esta verdade, de que você é a justiça de Deus, este fato já foi consumado.
- Aleluia! Não sou mais um pobre pecador, Eu Sou Rico da Justiça de Deus! Jesus Cristo fez tudo isso por mim, por você e pelo mundo inteiro! Foi a vontade de Deus nos justificar! Nos tornar justos!
- Deus nos providenciou algo que nos pertence. Precisamos tomar consciência de que essa providência nos pertence! Somos justificados em Cristo Jesus!
- Nós fomos recriados com a essência de Deus na qual é: Justiça, Amor, Alegria, Paz e tudo mais que Deus é!

Confissão: Jesus Se tornou pecado por mim, para que nEle, eu fosse feito justiça de Deus. Sou a justiça de Deus em Cristo. Deus me providenciou a justiça. A justiça é minha. Eu a tenho agora! Sou justo e reto agora. Tenho comunhão e amizade com Deus.
- Sou Justificado (a)!
- Sou Justiça de Deus!
- Sou Santo (a)!
- Sou curado (a)!
- Sou abençoado (a)!
- Sou bendito (a)!
- Não estou sozinho (a) Deus estar comigo!
- Faço parte da família de Deus!

José Cícero Moreira, pastor.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SINERGIA - Vocês já ouviram falar de sinergia? Juntos buscando a Deus

Amor, unidade e companheirismo na obra de Deus - Fora o egoísmo.

REFLEXÃO SOBRE A CRIAÇÃO DA HUMANIDADE E DA DEPENDÊNCIA DA HUMANIDADE A DEUS!