CINCO SOLAS - Contextualização Histórica e Introdução

 

CINCO SOLAS



Contextualização Histórica e Introdução

Contextualização Histórica

Nos idos do século XVI a igreja católica cada vez mais se distanciava da Bíblia e de Deus por meio de suas práticas e ensinamentos. Valorizavam a tradição acima das Escrituras. Tinha como elementos norteadores superiores as bulas papais. E para piorar a situação, para levantar fundos, a venda de indulgências. Indulgências era a venda de perdão para as pessoas. A Palavra de Deus tornou-se algo secundário e para se obter a salvação teria que pagar por Ele, colocando-se dessa maneira a obra de Jesus Cristo como ineficiente e sem valor.

A situação era degradante e terrível. Os cargos eclesiásticos eram comprados. Padres e diversos outros clérigos tinham amantes e filhos. Boa parte dos sacerdotes eram movidos pela religiosidade, luxúria e ganância. Mas mesmo nesta situação eles advogavam para si a prerrogativa de serem os intercessores entre os cristãos e Deus.

Com este quadro obscuro no catolicismo, havia a necessidade de uma transformação, ou seja, uma reforma. Foi neste cenário que membros do próprio Clero e devotos começaram a questionar a conduta e doutrina da Igreja, de maneira que surgiram homens importantes como Zwinglio, Lutero e Calvino, além de mulheres, das quais se destacam Katharina Zell, Anna Reinhard e Margaret de Navarra.

O monge Lutero, com profunda crise existencial em relação à própria salvação, teve uma revelação em Romanos 1: 17, que diz : “o justo viverá pela fé”. Lutero não precisava mais das indulgências, ou seja, do “pagamento para ter o passaporte para o céu”, não precisava do Clero ou do Papa para se ligar a Deus e ser salvo, mas da fé em Cristo. Esta mensagem passou a ser defendida fervorosamente e o dia 31 de outubro de 1517 foi o marco do movimento e de forma ousada, foram fixadas as 95 teses contra as indulgências na porta da Igreja do Castelo de Wittemberg. Embora tenham sido específicas contra a compra da salvação, elas já apontavam para princípios importantes da fé evangélica: somente Cristo salva, não a tradição; a fé em Jesus é suficiente e as obras são apenas consequência; o cristão pode buscar a Deus individualmente e somente Cristo é intercessor direto entre Deus e os homens.

Tal como Lutero, Calvino e outros mantiveram sua postura contra as indulgências. Enquanto Lutero também se dedicou levar as sagradas escrituras na língua alemã ao seu povo, Calvino organizou o livro mais importante da história do protestantismo à época, As Institutas da Religião Cristã. A obra revela a necessidade da Graça de Deus para o homem ser salvo, em que somente Deus deve ser glorificado, sendo que os cristãos são dependentes da vontade divina para sua salvação (Efésios 2:8). Calvino também sistematizou os princípios comuns a maioria das comunidades evangélicas, princípios dos quais perduram até hoje.



Introdução

4 Mas Deus, que é riquíssimo em misericórdia, pelo seu muito amor com que nos amou,
5 estando nós ainda mortos em nossas ofensas, nos vivificou juntamente com Cristo (pela graça sois salvos),
6 e nos ressuscitou juntamente com ele, e nos fez assentar nos lugares celestiais, em Cristo Jesus;
7 para mostrar nos séculos vindouros as abundantes riquezas da sua graça, pela sua benignidade para conosco em Cristo Jesus.

8 Porque pela graça sois salvos, por meio da fé; e isso não vem de vós; é dom de Deus.
9 Não vem das obras, para que ninguém se glorie.

10 Porque somos feitura sua, criados em Cristo Jesus para as boas obras, as quais Deus preparou para que andássemos nelas” (Efésios 2:4-10 - ARC).



O que são os 5 Solas?

Os 5 Solas são frases no Latim e o termo “Sola” significa “somente”. Temos um total de 5 Solas da Reforma, são eles:

  • Sola Scriptura = Somente a Escritura;

  • Solus Christus = Somente Cristo;

  • Sola Gratia = Somente a Graça;

  • Sola Fide = Somente a Fé; e

Soli Deo Gloria = Somente a Deus a Glória.



Os 5 Solas da Reforma Protestante é algo valioso para as nossas vidas cristãs. Pois, nos afasta das heresias, evita que confiemos em nós mesmos para merecermos a salvação, facilita o nosso aprendizado para assuntos essenciais da fé cristã e traz para cada um de nós o motivo pelo qual estamos aqui.

Os 5 Solas são declarações (afirmações) teológicas que sintetizam os principais pensamentos dos reformadores. Algumas pessoas se referem a essa lista como “doutrinas”, na medida em que expressam as principais convicções teológicas a respeito dos pontos essenciais da fé cristã, quando, por exemplo, unimos o solo gratia e solo fide para expressar a doutrina da justificação pela fé. Para outros, os solas são uma espécie de brado de guerra que sintetiza a principal discordância da Reforma com o catolicismo romano do seu tempo. Os Solas são os principais pontos de oposição da Teologia Cristã contra os ensinos da Igreja Católica.

Apesar de estarem presentes individualmente em textos dos reformadores e daqueles que vieram após deles, o uso das cinco frases latinas juntas só veio acontecer no século XX. Os Cinco Solas foram desenvolvidas ao longo de um processo árduo em que historiadores e teólogos definiram tais valores comuns a luteranos, calvinistas, batistas, metodistas etc. Embora não se saiba exatamente quando surgiram, de fato quando analisamos os escritos dos reformadores, são eles os principais que nortearam a Reforma e se opuseram aos ensinamentos Católicos. Tornaram-se os grandes pilares da Reforma.

Em resposta àquilo que consideravam abusos da Igreja de Roma, anunciaram Sola Fide: somente a fé é necessária ao cristão para ser salvo; Sola Gratia: somente Deus, por seu amor e vontade salva o cristão; Sola Scriptura: somente a palavra de Deus é a autoridade para organização de doutrina na Igreja, princípio de regra e fé; Solus Christus: somente Cristo salva e nos liga a Deus; Soli Deo Gloria: somente Deus deve ser glorificado, pois tudo vem dEle, se mantém por Ele e voltará para Ele. Que estas expressões latinas sejam mais do que simples conceitos didáticos para explicar a Reforma, que ela vivam em nossos corações!

 

José Cícero Moreira, pastor.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SINERGIA - Vocês já ouviram falar de sinergia? Juntos buscando a Deus

Amor, unidade e companheirismo na obra de Deus - Fora o egoísmo.

REFLEXÃO SOBRE A CRIAÇÃO DA HUMANIDADE E DA DEPENDÊNCIA DA HUMANIDADE A DEUS!