CINCO SOLAS - Soli Deo Gloria – Somente glória a Deus

 

Soli Deo Gloria – Somente glória a Deus



Contra uma sociedade que colocava o Papa e membros do clero em posição praticamente divina, os reformadores reafirmavam que somente Deus merece toda glória.

Porque dele e por meio dele e para ele são todas as cousas. A ele, pois, a glória eternamente. Amém” Romanos 11:36.

Somente para Deus a glória, e unicamente para Ele. A Igreja existe para a demonstração deste valor: o valor que Ele tem. Não a respeito de nós, ou o que nós buscamos ter, mas sim exclusivamente a Ele, de modo que os hinos e cânticos girem em torno da pessoa e dos atributos de Deus. A mensagem não deve ser antropocêntrica (o homem como o centro) e sim Cristocêntrica (Cristo como o centro).

Somente para Deus a glória, e unicamente para Ele. Este é o fim principal da nossa existência: a glória de Deus. Glorificar a Deus é tão somente reconhecer a atribuir a Ele todas as perfeições dEle. Somente na pessoa dEle termos o nosso gozo.

Somente para Deus a glória, e unicamente para Ele, sendo Ele a fonte (Porque dele) o mantenedor (por meio dele), e o alvo (para ele são todas as coisas) de tudo isso. Sendo assim, a vida dentro e fora da igreja vem dEle. Se obtermos dEle o que necessitamos, sermos mantidos por Ele e com o fim de para Ele fazermos todas coisas.

Como inicia o Catecismo Maior de Westminster diz: Qual é o fim supremo e principal

do homem? Resposta. O fim supremo e principal do homem e glorificar a Deus e

gozá-lo para sempre. (Rom. 11:36; 1 Cor. 10:31; Sal. 73:24-26; João 17:22-24).



Afirmamos que, como a salvação é de Deus e realizada por Deus, ela é para a glória de Deus e devemos glorificá-lo sempre. Devemos viver nossa vida inteira perante a face de Deus, sob a autoridade de Deus, e para sua glória somente. 

Negamos que possamos apropriadamente glorificar a Deus se nosso culto for confundido com entretenimento, se negligenciarmos ou a Lei ou o Evangelho em nossa pregação, ou se permitirmos que o afeiçoamento próprio, a auto-estima e a auto-realização se tornem opções alternativas ao evangelho.

Vimos quais são os 5 Solas da Reforma Protestante. Eles são não somente a base da Reforma, mas devem ser as bases do nosso cristianismo.

Devemos nos voltar aos Solas e repensar se vivemos um cristianismo centrado nas Escrituras e naquilo que elas nos revelam.

O lema da Reforma era “Igreja reformada, sempre se reformando”, a reforma deve ser constante. 

Devemos sempre nos voltar às escrituras e certificar que o nosso cristianismo está centrado na boa, agradável e perfeita vontade de Deus.

Para você, qual o Sola mais impactou a sua Fé e te trouxe à centralidade do Evangelho? Não deixe de compartilhar com a gente nos comentários!




CONCLUSÃO


1. Os 5 pilares da fé evangélica são:

a. Só a fé;

b. Só a graça;

c. Só Cristo;

d. Só a Bíblia; e

e. Só a Deus glória.


2. Hoje queria convidá-lo a construir a sua vida espiritual sobre estes pilares.


3. Os reformadores foram só homens , e a história é capaz de nos apresentar alguns de seus defeitos, mas as verdades que eles nos transmitiram , pautadas nas escrituras sagradas, nos permitem buscar a essência do verdadeiro cristianismo.


4. Você quer experimentar?

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SINERGIA - Vocês já ouviram falar de sinergia? Juntos buscando a Deus

Amor, unidade e companheirismo na obra de Deus - Fora o egoísmo.

REFLEXÃO SOBRE A CRIAÇÃO DA HUMANIDADE E DA DEPENDÊNCIA DA HUMANIDADE A DEUS!